Adj.: Diz-se do estilo que não tem excessos nem redundâncias; elegante

Como muito bem sabem os leitores deste blogue, praticamente só escrevo aqui sobre língua portuguesa. Já tentei uma ou duas vezes aventurar-me por outros terrenos, mas não fui muito bem sucedido (poucas ou nenhumas reacções). Como não sou muito dado a exageros, nem a discursos “fracturantes”, não é de espantar…

Contudo, sou um leitor interessado doutros blogues (a que chamo “generalistas”) e tenho bastante admiração por alguns dos seus autores, que me ajudam a pensar. De vez em quando, lá acrescento mais alguns. Hoje quero destacar quatro:

Don Vivo – um blogue já antigo (activo desde 2003) de Luís Serpa, um amigo do mar, da gastronomia e da língua portuguesa.

Duas ou Três Coisas – o novo blogue do Embaixador Seixas da Costa, que passou de Brasília para Paris. Já tinha aqui ligação ao blogue da Embaixada de Portugal no Brasil, que citei algumas vezes como excelente fonte de informação sobre as relações luso-brasileiras. Felizmente, o dito blogue, lançado por Seixas da Costa, continua activo.

Margens de Erro – Um excelente blogue sobre sondagens que consulto há vários anos, de Pedro Magalhães e Luís Aguiar-Conraria, mas que tinha esquecido de pôr aqui.

Tempo Político – O blogue da socióloga Marina Costa Lobo, onde encontro com prazer informações que passam por vezes despercebidas (veja-se as entradas recentes sobre o voto dos emigrantes ou sobre a “solidez” dos Estados nos países da CPLP).